A Fundação IFRS e o Banco Mundial aprofundam a cooperação para apoiar as economias em desenvolvimento no uso de padrões de informação

A Fundação IFRS anunciou hoje um novo acordo de cooperação com o Banco Mundial para fornecer maior apoio para o desenvolvimento de economias no uso das IFRS. O acordo, sob a forma de um Memorando de Entendimento (MoU) reflete a visão das organizações, que acreditam que a transparência, a responsabilização e a eficiência oferecida pela adoção de normas IFRS desempenham um papel fundamental para atrair o investimento estrangeiro, impulsionar o desenvolvimento econômico e a redução da pobreza.

Uma vez que é o emissor das normas de contabilidade globais, a Fundação IFRS tem amplo conhecimento e experiência em IFRS e IFRS para PMEs.

Por muitos anos, o Banco Mundial tem trabalhado com organizações doadoras para incentivar o uso do IFRS nas economias em desenvolvimento, como parte de seu trabalho para apoiar a criação de sistemas financeiros abertos e transparentes.

A combinação do sólido conhecimento técnico da Fundação IFRS com a ampla rede e significativa presença internacional e regional do Banco Mundial oferece ambas as organizações a oportunidade de avançar suas respectivas missões de interesse público.

O MoU descreve uma série de prioridades que incidem ambas as organizações atuarão em conjunto nos próximos anos e entre os quais incluem:

  • O desenvolvimento de programas educacionais (online ou offline) para ajudar a desenvolver habilidades e compreensão das IFRS e das IFRS para as PME bem como materiais para apoiar sua implementação;
  • A seleção de tais programas para facilitar uma solução “pronta para usar” para projetos de desenvolvimento em cada país ou região.
  • Passos para ajudar as economias em desenvolvimento, com menos recursos avançados no processo de emissão de normas, para desempenhar um papel mais ativo no trabalho da Fundação IFRS.

Michel Prada, presidente dos curadores da Fundação IFRS, disse:

“Nos últimos anos, temos visto um grande número de economias em desenvolvimento adotar as IFRS. No entanto, muitos desses países precisam de apoio adicional quando adotam IFRS ou a aplicação de grandes alterações a estas normas. Aprofundar a cooperação com o Banco Mundial é uma maneira óbvia para atingir esse objetivo, e somos gratos ao Banco Mundial por seu apoio ativo e total compromisso para transformar este esforço conjunto em um sucesso.”

Comentando sobre este acordo, Joaquim Levy, CEO e CFO do Banco Mundial, disse:

“Estou satisfeito em saber que o Banco Mundial e a Fundação IFRS trabalharão mais estreitamente na definição de padrões de relatórios financeiros congruentes em mercados emergentes e em desenvolvimento. Práticas contábeis confiáveis ??e transparentes são essenciais para atrair investimento e, por extensão, a maneira pela qual as agências de desenvolvimento eo setor privado podem trabalhar juntos para apoiar o crescimento sustentável.”

Para começar a colocar em prática os projetos descritos no MOU, as organizações vão formar um grupo de coordenação, que se reunirá com freqüência. Além disso, novas discussões entre a Fundação IFRS e do Banco Mundial acontecerão na reunião dos curadores, que acontecerá em São Paulo/Brasil, no mês de novembro de 2017.

,