GLENIF e CILEA firmam acordo de cooperação para promover sistema de educação aos profissionais da contabilidade

Por Poliana Nunes
Comunicação GLENIF

O Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (GLENIF) e o Comitê de Integração Latino Europa-América (CILEA) firmaram um acordo de cooperação técnica para proporcionar aos profissionais da contabilidade um intercâmbio de conhecimentos. O documento foi assinado na tarde de quarta-feira (21), pelo presidente do GLENIF, José Luiz Ribeiro de Carvalho, e pela presidente do CILEA, Maria Clara Cavalcante Bugarim.

“Esse acordo vem preencher uma lacuna. Agora, teremos um sistema de educação para auxiliar os profissionais na execução da contabilidade e na formação técnica. É também uma oportunidade de debate, de divulgação, de troca de experiências acerca das Normas Internacionais de Contabilidade, principalmente para pequenas e médias empresas no âmbito da América Latina”, disse o presidente do GLENIF.

De acordo com a contadora Maria Clara Bugarim, o acordo assinado simboliza o primeiro passo do processo. “A partir desta pedra fundamental, vamos detalhar o plano de trabalho e definir os objetivos. Agora, precisamos traçar o que realmente será colocado em prática e o que vamos ofertar aos profissionais da contabilidade”, comentou.

Para o contador José Luiz Ribeiro de Carvalho, uma das grandes discussões do planejamento detalhado do programa é como encaixar a temática de sustentabilidade para pequenas e médias empresas. “Não há orientação definida, ainda não temos muito conteúdo sobre a temática, mas será um tema necessário”, ponderou. Na grade curricular, estão previstos temas inerentes às Normas Internacionais de Contabilidade.

O sistema de educação será ofertado pelo GLENIF e pelo CILEA, na modalidade on-line. Novos direcionamentos serão divulgados por meio dos canais de comunicação das entidades.