Por Bianca Sampaio
Comunicação Social Glenif
O Grupo Latino-Americano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif) participou do International Forum of Accounting Standard Stters (IFASS, na sigla em inglês), com normatizadores da área contábil de vários países e organizações envolvidas em questões relacionadas a relatórios financeiros, nos dias 26 e 27 de setembro, em Londres.
Na oportunidade, o presidente do Glenif, José Luiz Carvalho, apresentou virtualmente as primeiras conclusões referentes ao projeto que está em análise sobre a IFRS/NIIF 15 (ou CPC 47), tendo feito uma abordagem sobre o reconhecimento de receitas. Já o professor Eduardo Flores, da Universidade de São Paulo (USP), e coordenador técnico do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de sustentabilidade (CBPS), discursou pelo Glenif sobre o tema de destaque mundial “Contabilização relativa à compensação e créditos de carbono”, e demonstrou a experiência brasileira na elaboração do normativo contábil relacionado a créditos e compensação de carbono (Orientação técnica OCPC 10).
O diretor do Glenif pela Federación Argentina de Consejos Profesionales de Ciencias Económicas (FACPCE), Hernan Casinelli, falou sobre o tema “Reflexões sobre a aplicação do IAS 29: Informações Financeiras em Economias Altamente Inflacionárias (Argentina)”, que trata sobre a retomada do ajuste contábil pela inflação, cinco anos após o início desse processo. Além disso, ele contextualizou os desafios da aplicação da IAS 29 para os preparadores das demonstrações financeiras e a compreensão das cifras ajustadas por parte de investidores e outros usuários.
Ao finalizar, Hernan relatou sobre como a inflação afeta as operações das empresas e como isso é refletido nos demonstrativos financeiros.