Adoção de NIIS na América Latina está em fase de adesão

Por Bianca Sampaio

Comunicação Social

O Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif) divulga resultados da pesquisa sobre nível de adoção às Normas Internacionais de informação de Sustentabilidade – NIIS S1 e S2, que foram emitidas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB), em junho de 2023.

O objetivo da pesquisa foi identificar o estágio atual de conhecimento e adoção das normas de sustentabilidade emitidas pelo ISSB em um tempo recorde desde a criação da entidade, em novembro de 2021. Embora muitas jurisdições na região latino-americana ainda não tenham iniciado a discussão sobre a adoção dessas normas, o resultado foi satisfatório.

Por se tratar de normativos que devem ser seguidos pelos contadores e por estarem ligados ao processo de divulgação das demonstrações financeiras, os resultados de sua adoção trazem um impacto relevante para a profissão contábil, não somente do ponto de vista de entender e aplicar estes normativos, mas também de toda a obrigação profissional envolvida no exercício da profissão.

O resultado da pesquisa apontou que, de forma geral, a aplicação das NIIS S1 e S2 ainda está em processo de engajamento dos interessados. A apuração indica que 55% dos países da região latino-americana adotarão os normativos do ISSB, de forma obrigatória ou voluntária, e que 45% dos países ainda não definiram de que forma adotarão as normas. Nesse contexto, é possível afirmar que já existe a adoção de um processo, o que revela uma grande aceitação das normas ISSB.                     

Nesse estágio atual, é necessária a criação de condições favoráveis de engajamento das partes interessadas, envolvendo não somente organismos profissionais, emissores de normas e reguladores, mas também áreas do governo, academia e organismos sociais representativos do tema de sustentabilidade. Assim, será possível a obtenção do apoio necessário para avançar no caminho de uma adoção que permita o relato de informação relevante e a crítica sobre os aspectos de sustentabilidade que afetam as operações das empresas.