Presidente do Glenif participa do XIV Congresso Venezuelano de Contabilidade Pública

Por Bianca Sampaio
Comunicação Social do Glenif

Em comemoração aos 50 anos da promulgação da Lei de Exercício da Contabilidade Pública, a Federação das Faculdades de Contabilistas Públicos da Venezuela (FCCPV, na sigla em espanhol) realizou o XIV Congresso Venezuelano de Contabilidade Pública.

Na oportunidade, Dr. José Luiz Carvalho, representando o Grupo Latino-Americano de Emissores de Normas de Emissão Financeira (Glenif), saudou todos os participantes do congresso e discursou sobre as atividades e a importância da entidade para a América Latina.

“É uma honra estar aqui e, em nome do Glenif, participar das festividades da profissão, que são muito importantes para os nossos países e que dão suporte às atividades econômicas e ao desenvolvimento social. Trabalhamos para levar as melhores práticas – não somente de contabilidade, mas de organização e negócios”, disse.

Carvalho ainda ressaltou a importância de a Contabilidade Pública atual ter uma visão de governança para discutir as melhores práticas de negócios e apoiar o pequeno empresário.

 “A Contabilidade Pública atualmente tem uma função, em termos de organização das atividades sociais, em muitas instâncias, de dar apoio à administração pública. Levar as melhores práticas não somente de contabilidade, mas de organização, que é essencial no exercício profissional e da governança”, explicou.

José Luiz destacou que o Glenif tem muitas responsabilidades relacionadas ao tema “Sustentabilidade”. Sob esse prisma, a entidade trabalha para divulgar e prestar orientações sobre as recém-publicadas normas de sustentabilidade.

“O Glenif criou uma comissão permanente de sustentabilidade, para discutir, acompanhar e ensinar as novas normas sobre o tema”, afirmou.

Realizado entre os dias 20 e 22 de julho, na cidade de Mérida, nos Andes Venezuelanos, o congresso reuniu diversos especialistas em Contabilidade Pública. Foram ministrados workshops sobre temas atuais, como tecnologia, inteligência artificial, tributação direta, imposto diferido, entre outros. Também ocorreram atividades acadêmicas, networking e troca de experiências entre os participantes.