Por Bianca Sampaio
Comunicação Social do Glenif
Em comemoração aos 50 anos da promulgação da Lei de Exercício da Contabilidade Pública, a Federação das Faculdades de Contabilistas Públicos da Venezuela (FCCPV, na sigla em espanhol) realizou o XIV Congresso Venezuelano de Contabilidade Pública.
Na oportunidade, Dr. José Luiz Carvalho, representando o Grupo Latino-Americano de Emissores de Normas de Emissão Financeira (Glenif), saudou todos os participantes do congresso e discursou sobre as atividades e a importância da entidade para a América Latina.
“É uma honra estar aqui e, em nome do Glenif, participar das festividades da profissão, que são muito importantes para os nossos países e que dão suporte às atividades econômicas e ao desenvolvimento social. Trabalhamos para levar as melhores práticas – não somente de contabilidade, mas de organização e negócios”, disse.
Carvalho ainda ressaltou a importância de a Contabilidade Pública atual ter uma visão de governança para discutir as melhores práticas de negócios e apoiar o pequeno empresário.
“A Contabilidade Pública atualmente tem uma função, em termos de organização das atividades sociais, em muitas instâncias, de dar apoio à administração pública. Levar as melhores práticas não somente de contabilidade, mas de organização, que é essencial no exercício profissional e da governança”, explicou.
José Luiz destacou que o Glenif tem muitas responsabilidades relacionadas ao tema “Sustentabilidade”. Sob esse prisma, a entidade trabalha para divulgar e prestar orientações sobre as recém-publicadas normas de sustentabilidade.
“O Glenif criou uma comissão permanente de sustentabilidade, para discutir, acompanhar e ensinar as novas normas sobre o tema”, afirmou.
Realizado entre os dias 20 e 22 de julho, na cidade de Mérida, nos Andes Venezuelanos, o congresso reuniu diversos especialistas em Contabilidade Pública. Foram ministrados workshops sobre temas atuais, como tecnologia, inteligência artificial, tributação direta, imposto diferido, entre outros. Também ocorreram atividades acadêmicas, networking e troca de experiências entre os participantes.