No dia 13 de dezembro, os Drs. José Luis Ribeiro de Carvalho e Jimmy Jay Bolaños Tarrá, presidente e vice-presidentes, respectivamente, do Grupo Latino-Americano de Emissores de Padrões de Informação Financeira (GLENIF) participaram do programa ‘Hablemos De‘ número 198 transmitido pela Federação de Associações de Contadores Públicos da Venezuela, moderado por Luis Veloz; Carlos Sánchez e Jorge Gómez, presidente, secretário de finanças e secretário de estudos e investigações da referida corporação sindical nacional, também participaram a senhora Norelly Pinto, diretora do GLENIF em nome do sindicato da Venezuela.
O presidente do GLENIF, além de fazer uma apresentação geral sobre o plano de trabalho do mandato 2022-2024 do grupo, falou também dos objetivos e realizações da Entidade nos onze anos da sua trajetória. Destacou as áreas de atuação do Conselho de Administração, que recentemente passou a analisar, temas do IFRIC Agenda Decisions Committee; do Comitê Permanente de Padrões de Sustentabilidade; a Plataforma Educativa e a Comissão de Tradução em formação; cada um deles confiado a um Diretor. Adicionalmente, comentou-se sobre o novo enfoque nas reuniões do ASAF, que agora contam com 3 (três) representantes que compartilham com os GTTs os documentos pautados nas reuniões ordinárias. Os planos de trabalho futuros, além das funções básicas de comentários a projetos na audiência pública do IASB, foi ampliado para inclusão de comentários a projetos de sustentabilidade. Outra atividade relevante para o GLENIF nos próximos anos será a implantação de sua plataforma educacional com o objetivo de disseminar o conteúdo das IFRS e as normas de Sustentabilidade.
Finalmente, foram feitos comentários sobre os trabalhos em curso relacionados ao Projeto da Terceira Edição da Norma IFRS de Contabilidade para PMEs emitida pelo IASB e o Projeto de Normas de Relato Financeiro para Entidades Sem Fins Lucrativos, emitido pela Humentun, cujos documentos irão completar sua consulta até o próximo mês de março de 2023.
Esta foi uma atividade muito importante de prestação de contas e integração entre o GLENIF e os organismos de apoio.