GLENIF participou do World Standard-setters 2021 organizado pelo IASB

Em 27 e 28 de setembro de 2021, o GLENIF participou ativamente do evento World Standard-setters Virtual Conference 2021 organizado pelo IASB. A conferência permitiu que emissores e reguladores atualizassem e discutissem as atividades da Fundação IFRS. Nas sessões interativas, os participantes fizeram perguntas aos apresentadores, realizaram painéis de discussão e networking virtual com outros delegados e palestrantes.

A Conferência WSS está aberta a todos os órgãos reguladores e emissores nacionais. O IASB convidou três representantes de cada emissor e órgãos regionais.

No painel “Como a pandemia está afetando as formas como os normatizadores nacionais se relacionam com a Fundação IFRS e suas partes interessadas”, nosso diretor José Luiz R. Carvalho explicou e interagiu com os outros participantes, apresentando a visão do GLENIF e a crescente atividade vivenciada desde o início de 2020 e o uso intenso de tecnologia. Ele também apresentou a perspectiva futura de trabalhar com a Fundação IFRS e nossos stakeholders, que consideram que o uso de tecnologia, aliado a encontros presenciais, deve continuar.

No painel “Consulta da Agenda: William Biese, membro do CINIF, Conselho Emissor do México, falou, comentando nossas cartas de comentários enviadas.

José Luiz Carvalho e Hernán Casinelli, da Argentina, participaram do painel sobre o projeto Subsidiárias sem Responsabilidade Pública: Divulgações, destacando as peculiaridades na apresentação e divulgação de entidades latino-americanas.

O vice-presidente da GLENIF, Felipe Pérez Cervantes, William Biese do México e José Luiz Carvalho do Brasil participaram do painel de discussão do grupo sobre os temas das Américas. Nesta sessão, apresentamos os principais comentários do GLENIF sobre o projeto de consulta da agenda do IASB e o trabalho que o GLENIF realizou em seus 10 anos de existência: respondendo a mais de 100 documentos do IASB e isugerstões de revisão que foram implementados pelo IASB, como a reavaliação de ativos no IFRS para PMEs e a adoção do método de equivalência patrimonial como alternativa nas demonstrações financeiras separadas. Reforçamos nossa proposta de dar continuidade ao estudo sobre alta inflação (proposta de revisão do IAS 29) e dos efeitos da inflação sobre as taxas de juros e de desconto.

Felipe Pérez Cervantes também participou do workshop do Grupo Regional Europeu, onde esteve presente Andreas Barckow, o novo presidente do IASB. Um dos temas discutidos foi o projeto de
Comentários da administração. O presidente Andreas Barckow confirmou que participará virtualmente do nosso evento técnico do 10º aniversário.

Este foi mais um evento relevante para a profissão onde o GLENIF participou ativamente entre os vários participantes globais e o IASB.