Glenif participa da 35º sessão do ISAR

Comunicação do CFC

Realizada em Genebra, na Suiça, de 24 a 26 de outubro,  a 35ª Sessão do Grupo de Trabalho Intergovernamental de Especialistas em Normas Internacionais de Contabilidade e Relatórios (Isar, na sigla em Inglês), abordou temas relevantes para que os estados membros apresentassem os principais problemas de informação financeira e não financeira das empresas.

O diretor do Grupo Latino-Americano de Emisores de Normas de Información Financeira (Glenif), Alejandro Vera Espinosa (Chile), além de apresentar o trabalho desenvolvido pelo Glenif, disse que foram discutidos assuntos como a “Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”, “Uma nova demanda para os informes empresariais”, “a revisão dos problemas de implantação prática das normas internacionais de contabilidade e apresentação dos informes dos setores público e privado”.

No que diz respeito ao diagnóstico para as Pequenas e Médias Empresas (Pymes, na língua inglesa), Espinosa afirma que o processo de implementação das normas nesse setor apresenta resultados exitosos. Segundo ele, “é preciso buscar mais apoio das instituições importantes como o Banco Mundial e as Nações Unidas”.

Sobre a implantação as Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Público (NICSP), Espinosa afirma que foi mencionada, na reunião, de forma breve. “Apenas me referi à revisão das normas do modelo Chileno, que traz excelentes resultados”.