Resumo Mensal de Notícias da Fundação IFRS

Dezembro de 2018

Abaixo, você pode encontrar um breve resumo no qual destacamos as notícias e atividades do Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (Board) e da Fundação IFRS® deste último mês:

Presidente do Iasb: Estamos preprarados para a próxima crise?

Hans Hoogervorst discursou na conferência anual sobre desenvolvimentos regulatórios organizada pelo Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados e descreveu a resposta do Iasb à crise financeira global e aos riscos atuais no sistema financeiro global. Leia o discurso completo aqui.

O Conselho propõe esclarecimentos para as empresas que avaliam se os contratos produzirão perdas

O IASB emitiu para comentários públicos as alterações propostas à IAS 37 – Provisões, Passivos Contigentes e Ativos Contingentes para especificar que custos uma empresa deve incluir ao avaliar se um contrato produzirá perdas. Você pode encontrar mais informações aqui. Um pequeno documento também foi publicado, no qual Chungwoo Suh, membro do Conselho, resume as mudanças propostas.

O Conselho conclui a revisão do Padrão de Mensuração do Valor Justo

O Conselho emitiu um relatório resumido sobre a Revisão Pós-Implementação do IFRS 13, a norma de mensuração do valor justo, que mostra que o Padrão funciona como esperado. Leia o relatório e o documento de comentários.

Melhorias gerais propostas para a taxonomia IFRS 2018

A Fundação IFRS publicou Taxonomia IFRS 2018 – Proposta de Atualização 2 Melhorias gerais para consulta pública. As mudanças propostas visam melhorar a qualidade dos dados marcados e facilitar o uso da Taxonomia IFRS. Visite nossa página dedicada para ver o documento e os materiais de suporte.

O Conselho proporá modificações de escopo limitado à IFRS 17

A Diretoria decidiu durante sua reunião de dezembro propor uma alteração à IFRS 17, a Norma sobre contratos de seguro emitida em maio de 2017.

Podcasts da reunião do Conselho de dezembro

O podcast do Conselho, que resume a reunião do Conselho de dezembro e outros desenvolvimentos recentes, e outro podcast adicional – que enfoca a discussão do Conselho sobre o IFRS 17 durante a mesma reunião – estão agora disponíveis.

A Fundação IFRS nomeia três novos administradores

Sarah J. Al Suhaimi, Dr. Suresh P. Kana e Kazuyuki Masu foram nomeados novos curadores da Fundação IFRS a partir de 1 de janeiro de 2019. Eles substituem Dr. Abdulrahman Al-Humaid e Joji Okada e Wiseman Nkuhlu Guillermo Babatz foi reeleito por um segundo período.

Atualizações e resumos das reuniões

Os seguintes resumos de reuniões foram publicados: Atualização do Conselho [1] de dezembro (e o plano de trabalho atualizado do Conselho), Atualização do Padrão IFRS para PMEs em dezembro, Atualização do IFRIC e reunião do CMAC em novembro.

Novos vídeos

Um vídeo foi publicado em nossa página, explicando as diferenças entre as principais publicações com as Regras da Fundação IFRS e um pequeno vídeo explicando o papel do Fórum de Normas Contábeis.

[1] Atualizações em espanhol disponíveis aquí.