Na última semana, o presidente do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (GLENIF) participou do 21º Congresso de Contabilidade, um evento que reuniu mais de 6.000 profissionais da área contábil, incluindo contadores, acadêmicos e líderes de organizações do setor. O congresso, que teve como lema “SER CONTÁBIL – HUMANO, DIGITAL E ÉTICO.”, abordou diversos aspectos da profissão.
Durante sua apresentação, o presidente compartilhou o painel ao lado de outros membros importantes para o mundo contábil como: Asmâa Resmouki, presidente da International Federation of Accountants (IFAC), Paula Franco, presidente da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) y Zulmir Breda, miembro do Comité de Integración Latino Europa-América (CILEA). Destacaram a relevância das entidades contábeis internacionais, como a IFRS Foundation, IFAC, OCC e CILEA. Enfatizou que a adoção de normas internacionais é crucial para garantir a comparabilidade e transparência das informações financeiras, especialmente em um contexto de crescente globalização dos mercados.
O presidente também abordou os desafios enfrentados pelas entidades contábeis no Brasil em relação com a implementação das novas normas de informação financeira e de sustentabilidade, destacando a necessidade de um esforço conjunto entre órgãos reguladores, profissionais e instituições educacionais. Ele mencionou iniciativas do Glenif voltadas para a capacitação de contadores, que buscam não apenas garantir conformidade, mas também promover a excelência na prática contábil, por meio de cursos e webinars.
A participação do Glenif no congresso demonstra o compromisso da entidade em promover a evolução da contabilidade na América Latina, alinhando-se às melhores práticas globais e contribuindo para o fortalecimento da profissão.