Por Bianca Sampaio
Comunicação Glenif
O Grupo Latino-Americano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif) iniciou, na última terça-feira (21), o seu terceiro congresso anual, que tem como tema “As IFRS na América Latina”. O evento, que acontece de forma on-line, reúne especialistas e autoridades do setor contábil e financeiro de vários países da América Latina, para discutirem os avanços e os desafios da aplicação das normas internacionais de contabilidade (IFRS, na sigla em inglês).
Na abertura do congresso, o presidente do Glenif, José Luiz Carvalho, apresentou os projetos realizados pelo grupo, sua agenda de trabalho em 2023 e as perspectivas para o ano de 2024. Carvalho destacou a importância do Glenif como um fórum de debate e de harmonização das IFRS na América Latina, e ressaltou o papel da contabilidade como um instrumento de transparência e de sustentabilidade.
Em seguida, foram realizados diversos painéis, com a participação de integrantes do Glenif e de convidados, que abordaram temas relevantes para o cenário contábil e financeiro da América Latina, como descrito a seguir:
- A agenda de trabalho do Glenif, com os projetos em curso e os temas pendentes, assuntos moderados por Jimmy Jay Bolaño Tarrá, vice-presidente do grupo.
- As temáticas do âmbito internacional, com a presença de Ann Tarca, membro do International Accounting Standards Board (Iasb, na sigla em inglês), que explicou os objetivos e os trabalhos do órgão na elaboração de normas baseadas em evidências.
- Os documentos em consulta, em andamento e/ou concluídos pelo Iasb, e o parecer do Glenif, tema moderado por José Luiz Carvalho, com as exposições de William Biese, do México; José Hernandez, da Venezuela; e Patrick Matos, do Brasil, sobre as normas IFRS 9, IFRS 15 e IFRS 11, respectivamente.
- A reforma fiscal internacional e a regra do segundo pilar, que prevê uma tributação mínima global de 15%, as implicações para a contabilidade e a divulgação das informações fiscais, temas apresentados por José Luiz Carvalho.
- A importância da contabilidade para o desenvolvimento econômico e social, assunto apresentado por Juarez Domingues Carneiro, que foi o presidente fundador do Glenif e ex-presidente do CFC;
- Outros temas em estudo pelo Glenif e pelo Iasb, moderados por Carlos Filgueira, do Chile, com as contribuições de Hernán Casinelli e de Domingo Marchese, da Argentina, sobre o método de participação e a capitalização dos desembolsos de uma fase de desenvolvimento.
- A agenda da Accounting Standards Advisory Forum (Asaf), um grupo consultivo do Iasb, que tem como objetivo avaliar os diferentes aspectos das IFRS, apresentada por Carlos Valle, representante do Glenif perante a Asaf.
- As decisões de agenda do IFRS Interpretations Committee (Ifric), um comitê que fornece orientações sobre a aplicação prática das IFRS, tópicos moderados por Winston Fernández, do Uruguai.
O congresso do Glenif segue com a programação do segundo dia (22/11), com outros painéis e debates sobre as IFRS na América Latina. Ainda é possível realizar a inscrição, acompanhar as discussões ao vivo e interagir com os palestrantes por meio do chat da plataforma de transmissão.