IFRS S1: entenda mais sobre os Requisitos Gerais para Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade

Por Bianca Sampaio com informações da Fundação IFRS

Comunicação Social

Em março de 2022, o International Sustainability Standards Board (ISSB) publicou o Projeto de Exposição IFRS S1 Requisitos Gerais para Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade, propondo que as organizações divulgassem informações financeiras, riscos e oportunidades referentes à sustentabilidade. A minuta de exposição também propunha que uma organização fornecesse um conjunto completo de divulgações financeiras sobre sustentabilidade.

O ISSB voltou a deliberar sobre as propostas após considerar o feedback sobre a minuta de exposição. Em 26 de junho de 2023, o ISSB emitiu a IFRS S1 Requisitos Gerais para Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade.

A IFRS S1 fornece um conjunto de requisitos de divulgação projetados para permitir que as empresas comuniquem aos investidores sobre riscos e oportunidades, em curto, médio e longo prazo, referentes à sustentabilidade. O objetivo da IFRS S1 é exigir que uma entidade divulgue informações sobre riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade que sejam úteis para usuários de relatórios financeiros de propósito geral na tomada de decisões sobre o fornecimento de recursos para a entidade.

Ademais, a IFRS S1 dispõe sobre como uma entidade deve preparar e relatar suas divulgações financeiras relacionadas à sustentabilidade e estabelece requisitos gerais para o conteúdo e a apresentação dessas divulgações, para que essas sejam úteis aos usuários na tomada de decisões relativas ao fornecimento de recursos à entidade.

Particularmente sobre riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade, uma entidade é obrigada a fornecer divulgações sobre:

  • os processos, controles e procedimentos de governança utilizados para monitorá-los, gerenciá-los e supervisioná-los;
  • a sua estratégia para gerenciá-los;
  • os processos que a entidade utiliza para identificá-los, avaliá-los, priorizá-los e monitorá-los; e
  • o seu desempenho, incluindo o progresso em direção a quaisquer metas que a entidade tenha definido ou seja obrigada a cumprir por lei ou regulamento.

As Normas IFRS e as IFRS para pequenas e médias empresas (PMEs) tornam-se as bases de definição dos modelos contábeis locais na maior parte da América Latina. Nessa conjuntura, o Glenif, por meio dos Grupos Técnicos de Trabalhos (GTT), contribui, junto a profissionais dos países que o integram, ao analisar os pontos de vista e as necessidades de vínculos no desenvolvimento das normas contábeis, antes que elas sejam emitidas ou mudadas permanentemente.

A adoção das novas normas de sustentabilidade na América Latina promove a adequação dos países-membros à norma internacional e contribui para o aperfeiçoamento da área contábil.

O Glenif realizará webinar para discutir os impactos da adoção das IRFS S1 e S2 e seus principais aspectos, no dia 29 de agosto, às 13h (BRT UTC -3).

Serviço

  • Webinar – Entenda os impactos das IFRS de Sustentabilidade na América Latina
  • Inscrição – clique aqui
  • 29 de agosto, às 13h (horário de Brasília)
  • Canal do Glenif no YouTube