O IASB emite alterações ao IAS 16 IAS 41 – Agricultura: Plantas Portadoras de Frutas

O International Accounting Standards Board (IASB, por sua sigla em Inglês) publicou ‘Agricultura: plantas com frutas e videiras, árvores de borracha e óleo de palma.

IAS 41 Agricultura exige agora que todos os ativos biológicos relacionados com a atividade agrícola mensurados pelo valor justo menos os custos de venda. Isto é baseado no princípio de que a transformação biológica a que esses ativos são submetidos durante o seu tempo de vida útil é refletida na melhor forma de mensuração do valor justo. No entanto, há um subconjunto de ativos biológicos, conhecidos como plantas hospedeiras, que são exclusivamente usados ??para cultivar produtos para vários períodos. No final da sua vida produtiva, normalmente são descartados. Uma vez que uma planta amadurece e obtém os produtos, sua transformação biológica não é mais significativa na geração de benefícios econômicos futuros. Os únicos benefícios econômicos significativos gerados provém da produção agrícola.

As alterações são efetivas para períodos anuais com início em (ou após) 01 de janeiro de 2016, permitindo-se a aplicação antecipada.

Para mais detalhes clique aqui