Glenif participa de Seminário Internacional IFRS na Argentina

Durante os dias 23 e 24 de julho, aconteceu em Buenos Aires, nas dependências do Hotel Panamericano, o VII Seminário Internacional de Normas Internacionales de Información Financiera. O evento foi promovido pela Federación Argentina de Consejos Profesionales de Ciências Económicas de Argentina (Facpce).

O ato de abertura do Seminário contou com a presença do presidente do IASB, Hans Hoogervorst, do presidente da Facpce, José Luis Arnoletto, e do presidente da Bolsa de Comércio de Buenos Aires (BCBA) Adelmo Gabbi.

A seguir, Eduardo Pocetti, presidente do Grupo Latimoamericano de Emisores de Normas de Información Financiero (GLENIF) proferiu palestra abordando os aspectos técnicos e políticos do GLENIF, seguido de Domingo Marchese, da Argentina, que destacou os principais assuntos em desenvolvimento pelos Grupos Técnicos de Trabalho.

Amaro Gomes, board member do International Accounting Standards Board (Iasb), fez importante relato sobre os temas da agenda Iasb e as perspectivas de futuro.

Na sequência, o presidente do Iasb, Hans Hoogervorst, proferiu palestra com o tema “Donde estamos em la adopción de las NIIF y los retos actuales: NIIF 9; NIIF 16 y NIIF 17”, tendo como moderador o Vice-presidente do GLENIF Jorge José Gil.

O segundo dia do seminário, Adriana Caetano (Brasil), Alejandro Vera Espinosa (Chile), Angel Salazar Frisancho (Perú), Luis Henry Moya Moreno (Colombia) e Winston Fernandez (Uruguai), participaram de painel com o tema Estado de Adoção de NIIF (especialmente em bancos e seguros) tendo como moderadora Carmen Verón (Argentina).

Outros renomados conferencistas das áreas de contabilidade e auditoria atuaram como conferencistas expondo temas relacionados à convergência e adoção das International Financial Reporting Standards (IFRS). Mais detalhes sobre o evento estão disponíveis aqui.

 

Paralelamente à realização do o VII Seminário Internacional de Normas Internacionales de Información Financiera, foi realizada na sede da Federação Argentina (FACPCE) a reunião do Diretório GLENIF, que contou com a participação do presidente do IASB, Hans Hoogervorst e do board member Amaro Gomes. Na portunidade, o presidente do IASB destacou que o trabalho realizado pelo GLENIF é de fundamental importância e tem sido essencial para vencer as barreiras e dar suporte para a evolução das informações financeiras na América Latina. Elogiou a atuação de Amaro Gomes e agradeceu pelo forte apoio recebido nos últimos anos.

Amaro Gomes participa regularmente das reuniões do GLENIF para informar sobre o status dos temas em discussão (Agenda IASB)

Na oportunidade, foi discutido o status dos Grupos Técnicos de Trabalho em andamento: GTTs 63; 64; 66; 67 e 68.

A Carta de comentários do GTT 65 – – NIC 8  – Políticas Contables, Cambios en las Estimaciones Contables y Errores, coordenado por Norelly Pinto Vargas, da Venezuela foi enviada ao IASB no dia 26 de julho.