Comitê de Pronunciamentos Contábeis realiza seminário internacional

O XIV Seminário Internacional CPC – Normas Contábeis Internacionais, organizado pela Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (FACPC), foi realizado nesta terça-feira (7), em São Paulo. A abertura do evento contou com a presença de Hans Hoogervorst, presidente do International Accounting Standards Board (Iasb), e de Maria Helena Santana, trustee da Fundação IFRS. Também falaram na cerimônia de abertura o coordenador de Relações Institucionais do CPC, Alfried Plöger; o diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Gustavo Gonzales; e o presidente do Grupo Latinoamericano de Normas de Información Financiera (Glenif), Eduardo Pocetti.

O vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e coordenador de Operações do CPC, Zulmir Breda, participou do Seminário como moderador do painel Agenda de Trabalho do Iasb: Principais Projetos e Perspectivas.

Painel Agenda de Trabalho do Iasb: Principais Projetos e Perspectivas, que contou com a participação de Amaro Gomes (em pé), Zulmir Breda, Alexandro Broedel e Edison Arisa Pereira

O objetivo do evento foi proporcionar uma visão do atual estágio de adoção das normas contábeis internacionais (International Financial Reporting Standards – IFRS), no Brasil, e apresentar as mudanças mais relevantes que estão em andamento ou por vir, conforme a agenda do International Accounting Standards Board (Iasb) e do CPC, considerando os possíveis reflexos fiscais e tributários das normas convergidas.

Os principais temas discutidos durante o evento foram: Divulgação de Informações, Transações entre Entidades de Controle Comum, Arrendamento/Aluguel/Locação (IFRS 16) e Reconhecimento de Receitas e seus Impactos Tributários (IFRS 15).